quarta-feira, 19 de maio de 2010

Continuando... novas visões deste lado de cá


Nossa, esquentou aqui, uau... Impressionantes 20 graus Celsius, rsrs. E os dias tem passado tão rápido. Tenho só mais esta semana e a proxima em Londres. To correndo pra ver tudo... Mas em alguns lugares até tenho repetido as visitas, porque são realmente bons. As margens do Tamisa, por exemplo... Tem sempre algo novo pra ver lá. É incrivel como um rio pode parecer carregar tanto tempo de historia em suas águas. E os londrinos tem muito orgulho e cuidam muito bem dele. Por que a gente não é um pouco mais assim? Sinceramente, o Brasil é realmente um pais lindo, com coisas lindas e uma grande historia (estando fora a gente percebe isso melhor, acho); por que nao aprendemos a respeitar melhor as coisas a nossa volta? Enfim, esse papo pode ficar pra depois...
Falando um pouco mal deles agora... Eles parecem nao ligar muito pra higiene em alguns aspectos, eu acho. Muito comum voce ir a um restaurante ou lanchonete aqui e os atendentes pegarem a comida com as mãos, na maior, rs. Touca na cabeça nem pensar, hehe. E a comida dos restaurantes, nossa... As vezes parece que eles usam litros e litros de oleo. Ah, e Pizza Hut no Brasil é melhor (a pizza de São Paulo em geral é melhor). O Burguer King aqui não é tão bom também. E o McFlurry brasileiro é bem mais saboroso! Enfim, to falando muito de fast food porque quase sempre é a maneira mais facil de comer na rua. Enfim, nao dá pra entender... Deve ser cultural isso, como disse um amigo daqui ontem. Mas a comida da casa onde estou, por exemplo, costuma ser bem gostosa.
Enfim, mesmo assim, continuo tendo visões lindas da cidade, e de outras cidades também. Subi finalmente no London Eye, a roda gigante famosa, ao lado do rio Tamisa. Lindo! E no fim de semana que passou fui pra Liverpool, a terra dos Beatles. Fica a duas horas de trem de Londres e é uma cidade muito interessante. Menor, com menos coisas pra ver, mas ainda assim bem legal. A paisagem no caminho pra lá me impressionou bastante. Campos verdes e amarelos, muita ovelha e arvores diferentes. E lá na cidade, muita coisa relacionada aos Beatles, que ajudaram a projetar Liverpool mundialmente. No domingo, fui ao Hyde Park. Gigantesco e muito bonito. Eles realmente gostam de parques aqui... tem vários.
Acontece de tudo um pouco, todo dia. Eu vou tentando ler e traduzir um pouco desse tudo que vejo. Mas, como eu venho dizendo, conhecer Londres tem sido uma experiencia impressionante. Porém cada vez mais tenho consciencia de que gosto MESMO da minha terra, da minha gente. Nao dá pra explicar... Sigo observando...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Algumas coisas a mais sobre London...


Londres...
Eles também tem problemas aqui, como toda cidade grande. Hoje alguém caiu ou se jogou na Central Line do metro. E tudo parou, os trens atrasaram... Enfim, tudo fica muito complicado aqui as vezes. Mas por outro lado algumas coisas parecem incrivelmente fáceis aqui. Comprar celular, computador, roupa, carro... Tudo parece bem mais acessivel. Se eu ganhasse em libras seria tudo bem fácil. Eles parecem ter uma vida relativamente tranquila, apesar de tudo. No fim das contas, parece que tudo funciona melhor.
Faz frio na primavera! Pra brasileiros faz frio... Mas pra eles é incrivel como parece um tempo bastante agradável. Vira e mexe você ve londrinos correndo, caminhando, passeando, pegando metro com camiseta, short, sainha... O grupo de amigos brasileiros que fiz aqui fica assustado. Imaginem usar regata com 8 graus em São Paulo?
A cidade é grande, as pessoas são diversas. Tem gente do mundo inteiro! Em uma caminhada de 10 minutos você ouve no minimo 3 línguas diferentes. E o inglês nem sempre é uma delas, infelizmente pra mim. O acento deles tambem as vezes parece tao dificil de pegar... No comeco, no metro era quase impossivel entender o que eles diziam nos alto falantes... Ao menos o famoso “mind the gap” a gente entendia bem... Mas o resto... Agora tudo parece mais simples. Da pra entender boa parte das orientacoes, das conversas das pessoas. Mas como pareceu impossivel compreender nos meus primeiros dias aqui. Na casa onde estou hospedado, por exemplo, a compreensao ficou bem mais facil! Os jantares tem sido otimos! A comida é boa (sempre tem batata e alguma salada), mas é saborosa e diversificada. E as conversas são muito boas. La não posso falar em português nem que eu quisesse... ninguém entenderia. E isso é muito bom pra mim.
Conheci parques lindos esses dias, vi lugares incriveis. Eles cuidam muito bem da cidade, sempre muito limpa e agradável de se andar. Gasto horas caminhando as vezes. O metro lota em alguns momentos do dia e é sempre bom dar um tempo andando, conhecendo lugares novos. E é incrivel como é seguro aqui... Enfim, ao menos nas areas centrais não se ouve falar de problemas como assalto, violencia etc.
Ainda assim, apesar de tudo isso, já bateu uma saudadezinha do Brasil. Do jeito paulistano de viver. Da minha vida. Enfim, mas estou de férias e conhecendo um mundo diferente em muitos aspectos (identico em outros), e quero aproveitar ao maximo! Enjoying!!!

sábado, 8 de maio de 2010

Jornada Londres - Parte I


Hi!

Finalmente, posso escrever um pouco sobre como foi e como está sendo tudo por aqui... Eu ainda estava me organizando, me situando, olhando com mais atenção. Sem contar que tem sido complicado usar computador e internet por aqui. Um laptop faz muita falta!

Bom, mas não posso reclamar de nada!!! Tudo tem sido muito proveitoso. é diferente e igual ao mesmo tempo, sei lá...

A viagem começou bem. Tava cheio de medo, com muita ansiedade, mas no Brasil deu tudo certo. A Re, a Maira e o Thiago me acompanharam e viram como eu estava nervoso. Enfim, mas acho que é normal. O voo foi excelente – um pouco apertado (classe econômica!!), as aeromoças eram um pouco velhas... Todas holandesas e falando com um sotaque bem norte-europeu. Nada demais no percurso São Paulo–Amsterdã. Após mais ou menos 12 horas de voo, lá estava eu em Schiphol, o gigantesco aeroporto de Amsterdã, Holanda. Estava muuuito frio! (fora do aeroporto, porque dentro estava super quentinho). Tempo fechado, chuvoso. Fiquei com medo que Londres estivesse assim também... Nas free-shops de Shiphol, muita coisa legal. Até chaveiro com desenho de maconha!!!

O aviao para Londres partiu por volta de 14 horas (hora local). Nessa altura, eu já estava mega confuso com o fuso o horario. Londres está 4 horas a frente do Brasil, mas uma hora atrasada com relação a Amsterda. Imaginem como estava minha cabeça então... E como é impressionantemente perto! Acho que em 40 minutos estavamos sobrevoando a Inglaterra! Muito legal ver de cima aquelas casinhas tao diferentes.

Desembarquei no City Airport (dentro de Londres!) e fui passar pela primeira grande barreira. O posto da policia era logo ali... Tremi, né? Nossa, e como. Na minha frente, adivinhem o que tinha? Brasileiros!! Sim, logico, eles estão por toda parte. Preenchi um papel antes e fui chamado no balcão por uma funcionária (acho que ela era policial federal, não tenho certeza...). Ela foi gentil, mas séria o tempo todo. Fiquei uns 20 minutos lá respondendo perguntas e mostrando documentação. Mas deu tudo certo, no final. Ela me deu 6 meses de visto!, e eu precisava para apenas 1 mês, hehe. Ok, ok. Barreira vencida!

Saí do aeroporto e fui tentar me localizar pra pegar o trem que me levaria para a casa onde ficaria hospedado. Mas justo naquele dia alguns trens estavam foram de operação porque eles estão expandindo/aumentando a rede de metrô (ou Tube, como eles chamam por aqui). Fui de taxi, rs. Estava morrendo de medo e acabei indo de taxi... Paguei 35 libras! Depois me disseram que realmente não paguei caro. O motorista foi muito gentil e parecia de origem paquistanesa, ou algo assim. Alias, Londres tem gente de todo o mundo! Principalmente da India e do Oriente Medio.

Estranhando tudo e sem saber direito o que fazer ou dizer, fui apreciando a paisagem. Nossa, tudo muito diferente, mas bem parecido com o que eu havia imaginado. Londres é realmente linda, limpa e exala historia!

Cheguei finalmente `a casa: bem bacana, espacosa, num tipico bairro londrino, com casas parecidas, ruas arborizadas e quintais grandes. Jorge, o dono da casa, me recebeu muito bem, explicou algumas coisas e entao fui descansar... Ah, eu estava com a cabeca toda baguncada ainda por causa do fuso. Mais tarde, conheci Gaynor, a dona da casa. Ainda não entendo muito bem o que ela fala – o acento dela é bem ingles!!! ­ mas ela tem se mostrado cada vez mais simpatica. A comida na casa é otima e é tudo muito confortável. Jantamos todos juntos. Há outros tres hospedes la, estudantes como eu. Dois da Alemanha e uma garota da Suiça – que alias, estuda na mesma escola que eu, no centro de Londres.

Dia seguinte: breakfast e metro pra escola. Michele, a garota suica, foi comigo, me ensinando o caminho. A gente pega apenas um tube e desce bem perto da escola, uns 40 minutos depois. O metro e mega lotado de manha... Mas e impressionante como e diferente aqui. Ninguem fica se espremendo nem empurrando. As pessoas sempre esperam todos sair pra depois entrar e todos dao passagem pra voce sair sem ser importunado. Incrivel!

Chegando a escola, fiz o teste de nivel. Descobri mais alguns brasileiros enquanto fazia o teste (inclusive gente da USP, impressionante!). A Escola é realmente bem legal, um predio do seculo XVIII, com vários andares, com estudantes de todo o mundo.

Enfim, tem sido uma experiencia e tanto! Ja conheci o British Museum, o Natural History Museum, O Covent Garden, e agora, Greenwich, onde passa o meridiano. Bem legal!!

Vou escrever mais em breve. Desculpem a falta de acentos e cedilhas. Aqui nao é facil colocar, rsrs.

E vamos seguindo em frente...