domingo, 29 de março de 2009

Menino


"Onde está o menino que eu fui?
Está dentro de mim ou se foi?"
Pablo Neruda.

Adultescência é um estado permanente. Depois de um tempo, descobrimos que temos de decidir tudo e as decisões têm de ser tomadas só por nós mesmos - com consequências graves, com guinadas que podem transformar profundamente uma vida. Eu sempre gostei da ideia de crescer, de poder decidir por mim mesmo. Mas isso foi quando fui menino. Hoje acho que não é mais assim que quero. Penso que seria muito bom ter alguém que passasse a mão em minha cabeça e dissesse: "vá por esse caminho aqui, ó".
As indiscutíveis vantagens de ser adulto esbarram nessa minha saudade de eu menino de novo pedindo colo nos momentos de aflição.
Mas tudo isso não é reclamação. Cresci, e quanto a isso não cabe recurso. Só constato, às vezes, saudosamente, o quanto é doído ser gente grande. No entanto, gosto tanto de poder sentir com mais intensidade todo esse mundo que me rodeia e se faz mundo perante esses meus olhos crescidos...

4 comentários:

Meio assim... disse...

Primeiro eu tenho que confessar que tenho uma quedona por essas tuas coxas grossas, ai, ai...
Depois, queria dizer que não sei se confio nessa nossa visão "adúltera" (acho que o trocadilho cabe bem desta vez). Tenho me assustado, comigo e com o mundo. Triste de ter perdido a pureza e a visão imparcial de outros tempos... se isso é evolução, adoraria involuir um pouquito.

camila disse...

Involuir é ótimo... ehehehe

Gil, entendo seus sentimentos de mundo... Eu tenho os mesmos e já escrevi isso, já te falei isso...

"Adultescer" é difícil e doloroso. Saudade de mundo uspiano. Saudade, saudade, saudade. Ficar grande tem lá suas vantagens... Mas é tão pra sempre, sem volta, que dá um medo, né? Aos 15, o maior desejo é sempre crescer. Agora aos 26 anos... Eu queria ficar pititica de vez em quando. E de vez em quando fico mesmo. Corro pro colo da minha mãe. Mas daí vem a segunda e viro grande de novo... O mundo dá medo e encanta. O mundo dá uns tombos e muitas vezes não tem ninguém para nos segurar. "Adultescer" na cidade de São Paulo é complicadíssimo...

Te amo um mundo, meu adulto querido. E... Senhor que coxas!!! ehhehe... Concordo.. ahaha... Não só as coxas, né? O Gil é todo muito muito bonito e "totosinho". Love you. :)

Sol disse...

Acho q tenho saudade de ser criança já desde os 7 anos de idade, qdo sai do "parquinho" (apelido carinhoso para EMEI, no interior) e fui pra escola pra aprender a ler... Tá certo, eu queria a delícia de aprender e conhecer um outro mundo, ser "maior" na vida de algum jeito... Mas eu sabia que perderia alguma coisa (como as imensas mangueiras do pátio nas quais a gente subia e inventava histórias incríveis)....

Crescer é sempre perder algo (sim, até ganhamos tb.... mas é incrível a falta que sentimos de tudo aquilo de q tivemos de abrir mão).


Ai, qero meu tempinho de sobra de voltaaaaa!


rs


bjos

Vinicius disse...

Mas olha só!
Queria ficar te lendo a noite toda, mas vou parar por aqui.

Durma bem.