sábado, 8 de maio de 2010

Jornada Londres - Parte I


Hi!

Finalmente, posso escrever um pouco sobre como foi e como está sendo tudo por aqui... Eu ainda estava me organizando, me situando, olhando com mais atenção. Sem contar que tem sido complicado usar computador e internet por aqui. Um laptop faz muita falta!

Bom, mas não posso reclamar de nada!!! Tudo tem sido muito proveitoso. é diferente e igual ao mesmo tempo, sei lá...

A viagem começou bem. Tava cheio de medo, com muita ansiedade, mas no Brasil deu tudo certo. A Re, a Maira e o Thiago me acompanharam e viram como eu estava nervoso. Enfim, mas acho que é normal. O voo foi excelente – um pouco apertado (classe econômica!!), as aeromoças eram um pouco velhas... Todas holandesas e falando com um sotaque bem norte-europeu. Nada demais no percurso São Paulo–Amsterdã. Após mais ou menos 12 horas de voo, lá estava eu em Schiphol, o gigantesco aeroporto de Amsterdã, Holanda. Estava muuuito frio! (fora do aeroporto, porque dentro estava super quentinho). Tempo fechado, chuvoso. Fiquei com medo que Londres estivesse assim também... Nas free-shops de Shiphol, muita coisa legal. Até chaveiro com desenho de maconha!!!

O aviao para Londres partiu por volta de 14 horas (hora local). Nessa altura, eu já estava mega confuso com o fuso o horario. Londres está 4 horas a frente do Brasil, mas uma hora atrasada com relação a Amsterda. Imaginem como estava minha cabeça então... E como é impressionantemente perto! Acho que em 40 minutos estavamos sobrevoando a Inglaterra! Muito legal ver de cima aquelas casinhas tao diferentes.

Desembarquei no City Airport (dentro de Londres!) e fui passar pela primeira grande barreira. O posto da policia era logo ali... Tremi, né? Nossa, e como. Na minha frente, adivinhem o que tinha? Brasileiros!! Sim, logico, eles estão por toda parte. Preenchi um papel antes e fui chamado no balcão por uma funcionária (acho que ela era policial federal, não tenho certeza...). Ela foi gentil, mas séria o tempo todo. Fiquei uns 20 minutos lá respondendo perguntas e mostrando documentação. Mas deu tudo certo, no final. Ela me deu 6 meses de visto!, e eu precisava para apenas 1 mês, hehe. Ok, ok. Barreira vencida!

Saí do aeroporto e fui tentar me localizar pra pegar o trem que me levaria para a casa onde ficaria hospedado. Mas justo naquele dia alguns trens estavam foram de operação porque eles estão expandindo/aumentando a rede de metrô (ou Tube, como eles chamam por aqui). Fui de taxi, rs. Estava morrendo de medo e acabei indo de taxi... Paguei 35 libras! Depois me disseram que realmente não paguei caro. O motorista foi muito gentil e parecia de origem paquistanesa, ou algo assim. Alias, Londres tem gente de todo o mundo! Principalmente da India e do Oriente Medio.

Estranhando tudo e sem saber direito o que fazer ou dizer, fui apreciando a paisagem. Nossa, tudo muito diferente, mas bem parecido com o que eu havia imaginado. Londres é realmente linda, limpa e exala historia!

Cheguei finalmente `a casa: bem bacana, espacosa, num tipico bairro londrino, com casas parecidas, ruas arborizadas e quintais grandes. Jorge, o dono da casa, me recebeu muito bem, explicou algumas coisas e entao fui descansar... Ah, eu estava com a cabeca toda baguncada ainda por causa do fuso. Mais tarde, conheci Gaynor, a dona da casa. Ainda não entendo muito bem o que ela fala – o acento dela é bem ingles!!! ­ mas ela tem se mostrado cada vez mais simpatica. A comida na casa é otima e é tudo muito confortável. Jantamos todos juntos. Há outros tres hospedes la, estudantes como eu. Dois da Alemanha e uma garota da Suiça – que alias, estuda na mesma escola que eu, no centro de Londres.

Dia seguinte: breakfast e metro pra escola. Michele, a garota suica, foi comigo, me ensinando o caminho. A gente pega apenas um tube e desce bem perto da escola, uns 40 minutos depois. O metro e mega lotado de manha... Mas e impressionante como e diferente aqui. Ninguem fica se espremendo nem empurrando. As pessoas sempre esperam todos sair pra depois entrar e todos dao passagem pra voce sair sem ser importunado. Incrivel!

Chegando a escola, fiz o teste de nivel. Descobri mais alguns brasileiros enquanto fazia o teste (inclusive gente da USP, impressionante!). A Escola é realmente bem legal, um predio do seculo XVIII, com vários andares, com estudantes de todo o mundo.

Enfim, tem sido uma experiencia e tanto! Ja conheci o British Museum, o Natural History Museum, O Covent Garden, e agora, Greenwich, onde passa o meridiano. Bem legal!!

Vou escrever mais em breve. Desculpem a falta de acentos e cedilhas. Aqui nao é facil colocar, rsrs.

E vamos seguindo em frente...

Um comentário:

camila disse...

amore...

que delícia de texto... estava muito curiosa...

quando puder, escreva mais.

saudade, saudade, saudade.

camila