quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bacharel... E?


Eu não sei direito o que sinto agora, daqui, do alto dos meus quase 25 anos, em que uma etapa significativa de minha existência se encerra. Concluí minha última disciplina da faculdade de letras que iniciei há cinco anos e meio. Falta pouco pra eu ser bacharel. Falta pouquíssimo pra declarar nos formulários que tiver de preencher daqui em diante que possuo curso superior completo. Falta quase nada pra sentir na pele e nas costas que carrego um papel carimbado e assinado declarando minha condição de “formado”.
É fato que ainda tenho de permanecer por aqui mais um semestre. Explico-me pela décima quinta vez: sim, o curso de bacharelado em letras é separado do curso de licenciatura em letras; não, eu ainda não saí da universidade; sim ainda estudo lá; sim, claro, mas sou formado sim; sim, já sou bacharel e licenciado em português; não, não, agora estou fazendo só uma disciplina para me licenciar em lingüística. Tão complicado assim? Enfim, como eu disse, tenho ainda mais um semestre, mas será um semestre em que já estarei formado, já estarei bacharel.
Ainda assim já sinto o vazio. Foram bons anos que me fizeram viver densamente. Foram bons anos que foram motivo e pretexto de eu estar em uma longínqua cidade, distante de raízes mais profundas, sofrendo, amando, rindo, aprendendo. Descobrindo quem sou, por que sou, a que vim. Ou pelo menos tentando. Ou pelo menos me enganando.
Choro sim porque estou triste. Choro porque estou feliz. Choro, e nem consigo terminar de escrever. Quem sabe no fim do ano, quando tudo acabar de vez, tenho mais força pra falar de tudo isso sem morrer um pouquinho...

4 comentários:

Meio assim... disse...

Demorou pra cair minha ficha... a tua foi quase instantânea. Engraçado isso... às vezes me pego pensando em acontecimentos passados, ou observando coisas às quais nunca havia dado atenção. Mas esses momentos pra mim são raros. Entre eles está a minha formação no bacharelado (sim, porque a licenciatura você terá antes de mim... hilário, não?!). Sabe que só agora, ao te ler, isso tudo me vem à mente com uma força maior que antes?
Obrigada pessoa. Antes dos parabéns, obrigada pela escolha desse curso. Pois ela proporcionou nosso encontro e essas descobertas...

Igor Pushinov disse...

Que estranho! A gente sempre morre um pouquinho quando se encerra uma etapa da vida, né? Acho que deve chegar um momento em que seremos plenos em nossas conquistas e não precisaremos morrer pra entender o que se passou...

Eu tbm ando morrendo um pouquinho por esses dias... Não sei porque, nem por quem... mas morro!

Sabe o que eu acho? Que morrer, de vez em quando, faz bem... opi

Anônimo disse...

Fins são sempre fins, mas são sempre recomeços também, querido Gil. Senti na pele a dor. Já assinei vários papéis em que digo "superior completo". Dá uma sensação de gente grande. Depois fui morar num canto que chamo de casa, antes era muito mais uma república... Lá também chorei de saudade, cresci. Depois fiz meus 25 anos e chorei o dia todo por milhares de motivos, mas também porque estava crescendo. Crescer dá medo na gente. Medo que não senti quando mudei para São Paulo. O desconhecido do pós faculdade dá medo. Mas tem tanta coisa bonita no mundo, tem tanta coisa mais simples, mais complexa do que as nossas queridas e lindas aulas. Para as aulas acho que volto nesse semestre, como no ano passado que inventei mil cursos. Mas a sensação agora é outra. Agora já cresci e vi que há vida além da Letras e ela é bonita e feia, diferente e igual, grande e pequena. É vida, é um outro momento. Momento que a gente se sente gente grande. E ser gente grande tem suas vantagens e desvantagens. Como tudo. E no fundo a gente é outro, mas ainda é a gente.

Que você cresça sempre, mas que preserve no coração essa sua alma de menino, que tanto me encanta.

Com carinho e muito, muito, muito amor

Camila

Anônimo disse...

Parabéns. Eu senti uma coisa muito parecida com isso quando fui lá na seção de alunos da Letras colar grau. Acabou? É isso mesmo? Não tenho mais que correr para pegar lugar na aula do Pasta? Trabalhos de sintaxe? Acabou mesmo?
O choro mesmo só veio quando arrumava minhas coisas para sair do crusp. Ali doeu. Tanta coisa que a gente vive nesse lugar que chamamos por alguns anos de "casa". Tanto choro e tanto riso. Amigos bons. Alguns amores. Que bom que vc escolheu Letras. Que bom vc ter aparecido no NEA. Que bom ter vc.