quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Prosa cansada


“O que há em mim é sobretudo cansaço”
O cansaço não me permite ver além. Ele me toma e me faz lento, lento. Não processo, não me integro, mas sigo respirando. Talvez, por isso, vivo. Engraçado é como tenho vivido cansado. Cansa viver. Mas não seria viver se não nos tomasse tempo e forças. Por isso é que agüentamos. Com o cansaço, o velho “empurrar com a barriga” toma a frente de boa parte de minhas atitudes. Tudo vira desculpa para o não fazer agora. Deixa-se tudo para depois, para quando estiver descansado (ou menos cansado). E as coisas vão se acumulando, se sobrepondo, se “injustapondo”. E por isso não vejo nada além. Só vejo uma necessidade imensa de adiar tudo porque estou cansado demais. E isso cansa....
“Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço...”
(Álvaro de Campos)

(A imagem é de Caribé para o livro "Tereza Batista cansada de guerra" de Jorge Amado.)

6 comentários:

Meio assim... disse...

E só tens uma disciplina na educação... tá vendo como essas coisas são relativas? A gente substitui os deveres... A gente gosta de cansar. Gosta porque a sensação de cansaço traz em si a sensação de produção. E ser útil faz bem. Faz bem p/ nós e para aquele que recebeu algo de nossa "utilidade".
Você entende o mais do mesmo? Estamos todos juntos, nessa roda gigante que gira, gira... e ela sim, não se cansa de girar...

Anônimo disse...

Tb tô nessa... E nos dois últimos fins de semanas mandei tudo para o.. &¨%$*$# e resolvi passear... Com vc aliás. Não dá, não dá. Fim de semana é para passear, mesmo que seja um tanto.

Tb ando cansada. Segunda é um diazinho... Beijo grandão.

O cansaço passa um dia desses. Férias????

Anônimo disse...

Agora que li o comentário da Déia. Concordo totalmente. A gente gosta. Eu gosto mto. Se não fico cansada parece que o dia não rendeu. O problema é quando a gente exagera... Eu tenho mania de abraçar o mundo...

Beijos e amor

Camila

A outra fui eu que mandei tb, amor

Igor Pushinov disse...

Aff! O mundo anda cansado e eu tbm!
O pior é que, como diria a filósofa Déia, eu tbm aaaaaaaamo estar cansado, cansado de tanto fazer, de tanto criar, rasgando o corpo e a alma pra dar conta de viver...

Logo chega a calmaria, confie!

J.F. de Souza disse...

E assim fica
até nos darmos conta
que,
sim,
é necessário
deixar algumas coisas pra lá
e outras por fazer...

Sol disse...

No fim, sou uma grande egoísta!
(E quem não é?)

(... e que ganho eu admitindo aquilo ou me esquivando com a desculpa de que todos somos iguais?)


Bem, bem, bem...

...mas como hoje pensei numa frase, acabei lembrando do meu blog... e só depois fui visitando o blog dos amigos...


Sim, sim... ok...
Mereço toda a indiferença do mundo!

(Além do mais, este comentário é um spam...)

Mas vou falar a frase em que pensei assim mesmo:




"Depressão é uma lucidez insustentável"